quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Chapada friendly

Ano passado, tivemos um Natal diferente. Conseguimos folga na semana natalina e, para não perder a oportunidade, viajamos para Lençóis, na Chapada Diamantina, a contragosto dos pais. Valeu muito a pena. Fechamos passeios com uma agência, com intervalo de um dia entre eles para descansar e curtir a noite da cidade. 

A receptividade dos moradores nos surpreendeu positivamente. A consultora de turismo, muito simpática, filha do dono da agência, nos perguntou se éramos casados - usávamos alianças na mão direita. Dissemos que éramos noivos ainda (claro, anéis na mão direita). Ela nos indicou o restaurante Absolutu, de um casal de amigos, dois homens que fugiram da capital e decidiram abrir um negócio. em Lençóis. De forma bastante gentil, ela também reorganizou as datas programadas e incluiu um outro casal gay, dois mineiros, nos passeios que reservamos.

Durante as trilhas, nenhum colega de passeio se sentiu desconfortável com nossa "presença". Todos conversaram normalmente conosco. Os guias, então, nem se fala. Um deles perguntou se a gente queria se casar. E ficamos conversando a respeito. O interessante é que se tratavam de pessoas da região, humildes. O tratamento no hotel também foi acolhedor, em todos os serviços prestados. Não notamos nenhum olhar atravessado da equipe, exceto de alguns poucos hóspedes, mas estes ignoramos solenemente.

Enfim, recomendamos bastante a cidade para o público gay em geral. A partir dela, dá para fazer muitos passeios. Além do mais, a companhia aérea Trip tem dois voos regulares partindo de Salvador às quintas e domingos. A viagem dura apenas cinquenta minutos. Abaixo, algumas fotos e dicas.



O que visitamos?

Hotel
Portal Lençóis
Excelente hotel! Possui uma grande estrutura: sauna, piscina com bar, salão de jogos, restaurante. Costuma ser caro, mas é possível encontrar promoções, principalmente em baixa estação. O restaurante não é barato, mas a comida é deliciosa. O atendimento, de um modo geral, é muito bom. A equipe é bastante simpática.

Bares/Restaurantes
Absolutu
Já tomou caipirinha de limão com manjericão, manga com pimenta, tangerina com capim santo, abacaxi com gengibre? Experimentamos os dois primeiros e adoramos. O cardápio também reserva algumas surpresas.
Pavê e Cumê Sobremesas
Adoramos o espaço, super aconchegante, um prolongamento da casa de duas mulheres, mãe e filha. A mãe prepara as sobremesas, todas verdadeiramente caseiras, e a filha cuida do atendimento.
Beiju da Van
Não há muita variedade de beijus e crepes. Se for optar por uma dessas guloseimas, fique com a última.
Bodega
Fica na rua mais movimentada da cidade. O atendimento não é lá essas coisas e a pizza idem.

Agência de Turismo
Zentur
Fechamos três passeios com essa agência. O atendimento foi ótimo e os guias dos passeios nem se fala. Quem estiver sem carro, recomendo comprar os muitos passeios lá oferecidos. Para quem viajar de carro, basta contratar um guia, pois fica bem mais barato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário