terça-feira, 10 de setembro de 2013

Exposição fotográfica "Fluxo"

Começa na próxima quinta-feira 12 e vai até 30 do mesmo mês a exposição fotográfica "Fluxo", de Agnes Cajaíba, no Espaço Xisto Bahia, ao lado da Biblioteca Pública, nos barris. Composta de dez fotos, a exposição foi vencedora do edital Portas Abertas para as Artes Visuais, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). Na abertura, haverá uma mesa redonda, na qual os convidados discutirão o tema "(Trans)Identidades". Na sequência, quatro transformistas farão performances exclusivas para a ocasião.



Integrante da equipe Labfoto, da UFBA, a fotógrafa baiana registrou as transformistas em suas residências, buscando captar o íntimo por trás do viver artístico das personagens. Dentre outros trabalhos de Agnes, destaca-se o fotolivro "Imóveis - um ensaio sobre o abandono", organizado por Carolina Coelho, publicado pela Edufba e disponível no Blurb.



"Fluxo" segue o mesmo conceito da exposição "BODYXX - uma experiência trans*cultural", da qual participei da concepção, produção e curadoria. Ambas buscam a intimidade das personagens, visibilizando a sua essência e, ao mesmo tempo, contribuindo para a quebra da binarização dos corpos -- a formação cultural de homens e mulheres baseada exclusivamente no sexo. No entanto, "Fluxo" possui um escopo mais reduzido, focando-se apenas nos artistas transformistas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário