segunda-feira, 26 de agosto de 2013

BODYXX - uma experiência trans*cultural

A partir desta quarta-feira (28) até a sexta-feira (30), estará em cartaz a exposição BODYXX - Uma experiência trans*cultural. É o primeiro projeto artístico do qual faço parte da produção. Ele é fruto da avaliação final da disciplina Ação e Mediação Cultural Através das Artes, do Bacharelado Interdisciplinar em Artes, da UFBA. Há muito o que contar sobre essa experiência, mas deixarei para fazê-lo em outra oportunidade. Agora, deixo apenas um convite para aqueles que se interessarem por esse encantador universo.

__________________________________________



Há uma estética homogeneizante dos corpos que dificulta nossa aceitação diante da diferença e, consequentemente, causa sofrimento pela nossa aparência e/ou identidade diante do mundo. O ''The Nu Project'' (http://thenuproject.com), projeto iniciado em 2005 pelo fotógrafo Matt Blum, busca revelar ''corpos de verdade'', mostrando mulheres de vários tipos e indo contra essa homogeinização dos corpos. O objetivo também é a valorização e aceitação dos corpos pelas próprias mulheres. Apesar da variedade de corpos presente no projeto, as mulheres retratadas são, aparentemente, cisgêneras. O fotógrafo e idealizador do projeto explica que o projeto é 100% colaborativo, e que ele não conhece as mulheres que vai fotografar até o dia da sessão, e nunca aconteceu de ser uma mulher transgênero.

A dificuldade de aceitação do próprio corpo não é um problema exclusivo das mulheres, muito menos só daquelas cisgêneras. Homens e mulheres cisgêneros, transsexuais, travestis, cross-dressers, hermafroditas etc, todos os tipos de corpos sentem algum tipo de pressão de tendência homogeneizante, e, por isso, necessitam de auto aceitação e visibilidade. Inspirado pelo ''The Nu Project'' e sentindo necessidade de complementá-lo, o projeto ''BODYXX'' busca um nu sincero dos mais variados corpos, um enquadramento alternativo que não seja tão homogeneizador e biologizante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário